Fale Conosco
(34) 3842-1337
Atendimentos

MÉDICO

Os atendimentos médicos ocorrem através de voluntários que veêm até a entidade e através do PSF Dr. José Pereira de Resende (Lambari) e do programa Melhor em Casa. Em caso de urgência os moradores são encaminhados ao Pronto Socorro Municipal.

ODONTOLÓGICO

Os atendimentos odontológicos ocorrem através do PSF Dr. José Pereira de Resende (Lambari).

ENFERMAGEM

O envelhecimento populacional e um fenômeno mundial e vem propiciando o aumento da expectativa de vida e uma diminuição na queda da taxa de natalidade, isso está ocorrendo em um contexto de grandes mudanças sociais, culturais, econômicas, institucionais, no sistema de valores e na configuração dos arranjos familiares. No entanto, a certeza do crescimento desse segmento populacional está sendo acompanhada pela incerteza das condições de cuidados que experimentarão os longevos.

A ferramenta primordial do trabalho da enfermagem é o cuidar, este é o foco da sua ação e possui um alcance muito além do atendimento às necessidades básicas do ser humano em seu momento de fragilidade. Alcança o indivíduo no desenvolvimento da sua independência, autonomia, autocuidado, autoestima, desperta para seu papel de cidadão e, acima de tudo, trabalha em cima de um universo coletivo onde estão compreendidos o seu cliente, seus familiares, amigos e sociedade.

Hoje a casa de Repouso da SSVP oferece serviços como : sinais vitais( aferição de pressão arterial, controle de glicemia capilar, temperatura, saturação, peso e frequência respiratória); curativos; auxilio para alimentação e banho; caminhadas, nebulizações, administração de medicamentos oral, endovenoso, intramuscular, subcutâneo, tópico, etc. de acordo com prescrição do medico e acompanha em passeios externos, estes cuidados são realizados 24 horas por dia e todos os dias da semana e são registrados diariamente em livro de relatório e prontuário individual, com isso tentando proporcionar uma melhor qualidade de vida para a pessoa idosa.

FISIOTERAPIA

Definição: a fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano.

Benefícios: Diferentes do que muitos pensam a fisioterapia trabalha com todos os movimentos humanos e vem ajudando muitas pessoas que perderam seus movimentos a recupera-los. Na verdade a fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos e ossos do corpo humano, para quem perdeu os movimentos possa recuperar de forma saudável e prática.

Além da fisioterapia ser indicada primordialmente para que as pessoas que perderam os movimentos, é muito indicada para pessoas da terceira idade, para que elas possam ter uma qualidade de vida melhor, não perdendo os movimentos com o passar dos anos.

Síndrome da fragilidade no Idoso: A fragilidade é conceituada como uma síndrome clínica, que pode ser identificada por perda de peso involuntária, exaustão, fraqueza, diminuição da velocidade da marcha e do equilíbrio e diminuição da atividade física. Cada uma dessas manifestações clínicas é preditora de uma série de reações adversa. (quedas, lesões, doenças agudas, hospitalização, incapacitação, dependência, institucionalização, declínio funcional e morte).

Sarcopenia, Perda de peso, fraqueza, Anorexia, inatividade, alterações imunológicas, alterações neuroendócrinas, diagnósticos clínico, laboratorial e diferencial e as possibilidades de intervenções fisioterapêuticas.

Tratamento:

  • • Tratar as causas e fatores associados;;
  • • Tratar a dor;
  • • Estimular a capacidade funcional;
  • • Estimular a autonomia;
  • • Exercícios de resistência e equilíbrio;
  • • Reposição testosterona no hipogonodismo.

CUIDADORES DE IDOSOS

Os cuidados realizados com os moradores de atividades diárias, os quais são executados pelos cuidadores 24 horas todos os dias, onde o mesmo tem o curso e capacitação para tal função.

Endereço
Rua Rui Barbosa, 449
Bairro Boa Vista
38500-000 - Monte Carmelo | MG
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta-feira:
07:00 às 17:00
Horário de Visitas
Segunda a Domingo:
13:00 às 17:00